0

Provavelmente um dos maiores desafios do profissional criativo, principalmente o freelancer, é gerenciar tempo e seus projetos.

Sistemas de gerenciamento de tempo e projetos servem para otimizar o seu tempo de trabalho para que você possa fazer mais e melhor com o tempo que tem disponível. Não significa usar mais do seu tempo para trabalhar mais, e sim respeitar os prazos dos projetos e as suas necessidades além do trabalho. Por isso que gerenciamento é importante: nem só de trabalho a gente vive. 😉 

Na mentoria abaixo eu falo a respeito de 3 técnicas de gerenciamento de tempo e de projetos que uso diariamente aqui para gerir os meus trabalhos. São elas: 

Pomodoro, Kanban e Scrum.

Esses três métodos são fáceis de serem implementados no seu dia a dia. Você não precisa nem mesmo de aplicativo de celular para conseguir, muito embora exista várias opções disponíveis (o que na realidade eu não acho uma boa ideia, e no vídeo explico o porquê).

Basta mesmo um pouquinho de disciplina e paciência. 

Pomodoro:

Consiste numa técnica de gestão de tempo onde você separa seu ciclo de trabalho ou estudos em 30 minutos. Dentro desses 30 minutos, 25 são dedicados exclusivamente ao seu projeto, e os outros 5 minutos são dedicados a qualquer atividade que você queira fazer: navegar, responder mensagem, beber água, etc. 

Kanban:

Uma ferramenta de organização visual de projetos, onde suas tarefas ficam divididas em colunas: Fazer, Fazendo, Feito. O Objetivo é ter uma referência visual e imediata de como está o andamento de todos os seus projetos, além de criar um reforço psicológico ao ver um número cada vez maior de projetos na coluna dos concluídos. 

Scrum:

Talvez o mais complexo dos 3, porque envolve uma série de práticas. No vídeo, eu comento sobre a necessidade de segmentar o seu projeto através de “blocos” de tarefas que são realizáveis isoladamente de modo que, ao somar todas elas, o projeto estará pronto. Há muitas formas de organizar isso, sendo o que considero mais relevante organizar as tarefas das mais fáceis para as mais difíceis. Isso ajuda no reforço psicológico de ver o projeto tomando forma. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rating*

Seus pontos:

0 Moedas

Grupos

Membros recentemente ativos

argemirojr
Rafael Kazam
Wellington Sousa Oliveira
Dimitri Paiva
charlessantos
LENON BASTOS
Rogerio
Arthur Casotti
Alex Romano
Bruno Mendes

Mídia da Comunidade

Photos
Vídeos
Arquivos

Direto do Blog