A nova Academia Criativa

2

A imagem de capa desta postagem tem o intuito de refletir um ponto de maturação. Falar com estudantes sobre a nossa indústria criativa é sempre muito gratificante, ainda mais em um ambiente acadêmico onde o clima ainda é de um pouco mais de sobriedade em relação à internet. 

Acho que tudo começou em um Behance Portfolio Reviews, edição Fortaleza. Fui convidado, anos atrás, para ocupar o lugar de um estúdio de design local que precisou cancelar de última hora. Depois daí:

  • Behance Portfolio Reviews #2;
  • Unifanor Aula Inaugural de Design;
  • Uni7 Aula Inaugural de Comunicação Social – Publicidade e Jornalismo;
  • F.O.D.A Live;
  • Semana de Animação;
  • Media Week – Sistemas e Mìdias Digitais UFC (umas 3x já);
  • Semana de Design da UFC;
  • Bato-papo no S.A.S. 
Todos esses eventos me ensinaram que eu realmente amo compartilhar conhecimento e experiência. Mas, para mim, isso só vale se for uma experiência genuína – não aquela do marketing digital, onde tudo é perfeito, você é sempre o vencedor e onde 2 + 2 = 4. Eu falo de problemas, de fraquezas, medos, que às vezes 2 + 2 = 5; mas também falo de coisas boas, vantagens e conquistas. Afinal, alguém na posição de professor e “formador de opinião” precisa formar opiniões e não vender opiniões. 
Bate-papo no Sistema Ari de Sá.

 Academia Criativa nasceu como o resultado de uma soma de experiências difíceis de mensurar. Talvez ela tenha começado lá no primeiro emprego, aos 18 anos, dando aulas para crianças de educação infantil. Ou ainda durante as monitorias da faculdade de Direito, que era obrigado a dar (eu quase me formei em Direito, para quem não sabe). Mas acho mesmo que a Academia se solidificou quando fiz Design Gráfico na Uni7. Lá, fui convidado duas vezes para dar um workshop sobre After Effects para o mercado. Nas duas vezes a turma esteve cheia.

 Nascida em 2014, a Academia Criativa veio para ajudar a formar e desenvolver profissionais pensantes no mercado. Surgiu antes do boom do EAD e dos cursos online, e agora em 2019 completa incríveis 5 anos.

Nunca foi, e espero que nunca seja, a minha única atividade profissional. Nossa área – tão prática – precisa de um professor atuante no mercado de trabalho. Alguém que sinta, sofra, aprenda e desenvolva. E esse tem sido o mantra nesses 5 anos. E, olha, foram 5 anos carregando tudo sozinho nas costas. Eu que fiz todas as aulas, todo o design, toda a integração, todo o sistema, tudo. E, ocupado como sempre estive, ainda encontrei tempo para fazer da Academia a escola online com a melhor mentoria da galáxia. Eu sei disso porque eu nasci pra ser professor – e sou um a mais de 15 anos. E também porque os alunos elogiam bastante (rs). A atenção, cuidado, tempo para ajudar cada aluno a se desenvolver é algo que me orgulho, porque por aqui há o comprometimento real e honesto com o desenvolvimento do aluno. Prova disso são mentorias que não têm hora para acabar, acompanhamentos direto, gravações de tutoriais personalizados, etc e etc. Nem tudo é perfeito, claro, e algumas vezes eu falho em razão do atropelo da vida profissional. Mas acredito que um bom trabalho é a razão para estarmos aqui há 5 anos. E esses 5 anos não poderiam ser melhor comemorados.

Projeto de Varejo - 5 anos. Material do nosso curso Blender Explorer.

Novo site e novo sistema

Nós temos um novíssimo site! E isso não é pouca coisa. Um sistema inteiramente refeito do zero, muito mais moderno e eficiente, com foco na usabilidade, e cheio de novos recursos. como uma Rede Social privada, um fórum para perguntas e respostas, um sistema integrado às aulas de anotações e muito mais. 

Inspiração com Pinterest

Também temos nova integrações com Apps externos. Já trabalhávamos com Vimeo e Instagram antes, mas agora o Pinterest se junta à lista de sistemas que trabalhamos internamente na Academia para facilitar o compartilhamento de vídeos, fotos e inspirações. Abaixo, nosso painel de inspiração para o nosso primeiro Collab. 

Gamification - Ganhe Moedas

Provavelmente uma das grandes novidades é um novo sistema interno de Gamification. Agora os alunos ganham pontos por participarem da Academia. Comentar, postar, assistir módulos, tudo isso rende pontos (moedas) que você pode trocar por descontos em cursos no nosso site. 

Ícone das moedas - feito em 2D no Blender

Futuro

Tudo isso leva ao último ponto: cursos. Estamos com 5 cursos e em breve teremos muito mais. A meta é, acredite se quiser, chega ao final do ano com o dobro de cursos (entre cursos e workshops). E posso dizer que a maioria deles serão no Blender. Resgatando o que falei no primeiro parágrafo, a maturidade adquirida como professor e escola também se reflete nas escolhas profissionais. Nesses 5 anos de escola, a Academia se firma como uma escola focada em Blender. Não esqueceremos outros programas, mas o foco no Blender tem um caráter democrático: como o software é livre, é acessível para todos – e acreditamos nessa ideia. 

Sejam muito bem vindos à nova Academia, uma plataforma de ensino e troca de experiências nova, focada nos alunos. 

2 thoughts on “A nova Academia Criativa”

  1. Luiza Amorim

    Muito legal, parabéns pelos 5 anos! E agora a grande pergunta: quanto de moedas é preciso para os descontos? Sucesso e parabéns por optar por um software mais democrático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rating*