Meeting Notes – 13.5.19

Meeting Notes – 13.5.19

Todo começo de semana, a equipe de desenvolvimento do Blender posta as últimas novidades sobre alterações, adições e correções do programa.
Confira as novidades.

Novos recursos e Mudanças:

Development

  • Há algumas informações no que diz respeito a desenvolvimento que são um pouco complexas, então não vou listar aqui. Como destaque, o time espera congelar a interface e Python API (para add-ons) esta semana.

Render

  • Configuração de materiais e luzes foram mais unificadas entre Cycles e Eevee.
  • Luzes agora usam Strenght (intensidade) e propriedades de cor da luz fora dos shading nodes. No Cycles, os nodes atuam como um multiplicador agora, e são opiionais, a não ser que efeitos de texturas, falloffs e demais efeitos sejam desejados. No Eevee, shading nodes ainda não são suportados nas luzes.
  • Texturas agora usam perfil de cor nas informações da imagem e não no node, e usam OpenColorIO para conversão de perfis. Eevee e workbench agoram são proximos ao Cycles no gerenciamento do espaço/perfil de cor e também no manuseio de alpha.
  • Principled BSDF agora tem entrada para Emission e Alpha, para mais facilmente configurar materiais emissivos e com transparência.
b500b2a3df4c4b0d4370b3bc37eb4abee7c0d609_2_690x302

Outliner

  • A interface das opções de visibilidade no outliner foram atualizadas.
  • Os checkbox na esquerda habilitam e desabilitam as Collections. Isso afeta tanto viewport quanto render, e podem ser diferentes por View Layer.
  • Na direita, as configurações visíveis podem ser customizadas, com opções para seleção, visibilidade da viewport, render, de instâncias, e também holdout e indirect only (novas opções). Por padrão, menos opções são mostradas, o que serve para cenas básicas. Para cenas complexas, você pode habilitar mais opções como na imagem. 
e2a160d56f9fd6950b8bf400c6d76c44c4e95cca_2_690x222

Preferences

  • Preferências agora salva automaticamente as mudanças. Isso particularmente ajuda quando você altera atalhos ou o Quick Favoritos, onde não era claro que você precisava manualmente salvar as preferências.

User Interface

  • Os editores de animação estão com um design atualizado. Agora é possível mudar os frames da timeline diretamente com o botão esquerdo. O botão direito agora abre um menu contextual. 
  • Agora é mais fácil criar atalhos para booleans e propriedades numéricas, com botão direito e Assign Shortcut na propriedade.
  • Configurações de Sculpt e Paint agora estão na barra lateral da viewport, na aba Tool, para sculpt em tela cheia.
  • No macOS, a tecla command pode agora ser utilizada ao invés de ctrl para a maioria das operações. 
  • ´Ícones agora têm uma borda.
14e5c5f5558076a878545dadc98b942b7909d797_2_690x96

Animation

  • Novos Relax/Push a partir da Rest Pose, para interativamente mesclar entre poses.
  • Constraints agora têm um Disable Constraint e Keep Transform. Uma utilização típica seria um personagem pegando um objeto com uma Copy Transform constraint, e depois deixando esse objeto em algum lugar ao desabilitar a constraint.
  • Spline IK constraint: nova opção para aplicar preservação de volume em cima da escala original, considerando esta escala pre-IK como o ideal a ser preservado.
  • Maintain Volume constraint tem uma nova opção para mudar modos: Strict, Uniform e Single Axis.
  • Drivers: variáveis de Transform Channel agora têm uma opção de Average Scale.
  • Copy Scale constraint agora suporta aumentar a escala copiada com potências.
  • Novo vídeo sobre brushes texturizados.

Viewport

  • Melhores reflexos em matcaps (não entendi muito bem).
  • Performance de seleção e na viewport melhorada para instâncias.