Apple abandona Open GL e CL

Apple abandona Open GL e CL

Uma das novidades do novo macOSX é a descontinuidade do suporte às tecnologias Open GL e CL. E isso pode ser bastante ruim, especialmente se você trabalha com 3D em computadores Apple. Há muita especulação sobre as consequências dessa novidade, e uma delas, pautada em vários textos lidos, é essa que trago abaixo:

Essas duas são tecnologias para renderização de gráficos, muito usadas em games e em programas 3D. A maioria esmagadora dos programas 3D utiliza essas duas tecnologias para renderização, especialmente na viewport. É graças a ela, por exemplo, que você é capaz de ver um cubo tridimensional na viewport do seu Cinema 4D (ou de qualquer outro programa 3D).

A Apple, por sua vez, visa favorecer uma nova tecnologia chamada Metal, desenvolvida por ela mesma, que é bem mais rápida que o Open GL/CL. O que soa algo positivo pode acabar não sendo tanto assim, uma vez que Open GL e CL, a tecnologia dominante hoje na maioria esmagadora dos sistemas, vai ser tratada como algo “obsoleto” pela fabricante. Portanto, o suporte a elas pode ficar cada vez menor com o passar dos anos – ou, ainda, totalmente inexistente

As fabricantes de software gráficos 3D, por sua vez, precisarão trabalhar com dois sistemas distintos: Metal e Open GL/CL, o que pode ser complicado dependendo do tamanho da empresa responsável. Independente disso, se a Apple abandonar de vez o suporte ao Open GL/CL, isso significa que versões futuras dos programas gráficos só terão suporte à tecnologia Metal nos sistemas Apple. O resultado:  a necessidade de comprar novos imacs e macbooks; ou manter-se com o mesmo hardware e OS; ou, um cenário ainda pior: talvez alguns programas 3D abandonem o mercado de computadores da Apple.

Lembrando que as consequências dessa falta de suporte ao Open CL/GL são especulações nossas e não necessariamente vão ocorrer. No entanto, a comunidade 3D em vários sites e fóruns ao redor do mundo estão pessimistas.

E aí, o que acham?